Mundo

Dirceu: Serra cria incidente diplomático com Bolívia

São Paulo - O ex-ministro da Casa Civil e deputado federal cassado José Dirceu (PT) avaliou como "uma demonstração de desespero" a declaração do pré-candidato do PSDB à Presidência, o ex-governador José Serra (SP), de que o governo da Bolívia é "cúmplice" do tráfico de cocaína para o Brasil. Em post intitulado "Serra, cada vez […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O ex-ministro da Casa Civil e deputado federal cassado José Dirceu (PT) avaliou como "uma demonstração de desespero" a declaração do pré-candidato do PSDB à Presidência, o ex-governador José Serra (SP), de que o governo da Bolívia é "cúmplice" do tráfico de cocaína para o Brasil.

Em post intitulado "Serra, cada vez pior", publicado em seu blog pessoal, o petista disse acreditar que a afirmação do presidenciável cria um "incidente diplomático". "Uma acusação sem provas e sem apontar fatos que a comprove, o que nenhum outro País faz - nem os Estados Unidos", censurou o ex-ministro.

Em visita ontem ao Rio de Janeiro, o pré-candidato do PSDB afirmou que o governo boliviano é cúmplice dos traficantes que enviam, segundo ele, cerca de 90% da cocaína produzida em seu País para ser consumida no Brasil. No blog, Dirceu classificou o conteúdo da fala do tucano como "direitista", "bem ao estilo baixaria e jogo sujo".

Segundo ele, essa não é a primeira declaração "destrambelhada" de Serra. O ex-ministro se refere à afirmação, dada pelo tucano em abril, de que o Mercosul é uma "farsa" e "uma barreira para que o Brasil possa fazer acordos comerciais". "Não merece nem resposta, até porque Serra fala qualquer coisa", criticou Dirceu.

Segundo ele, "o eleitor vota a partir da realidade e das perspectivas que vê para sua vida".

Ele participou de encontro com o governador Anastasia (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PPS).

Itamar recomendou a Serra que não elogie Lula. "Ele (Serra) não tem que ficar elogiando o presidente Lula. Se ele não quer ficar falando mal do presidente Lula, fica quieto", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPolíticaAmérica LatinaBolíviaEleiçõesJosé SerraEleições 2010

Mais de Mundo

EUA pode bater recorde de frio, com queda de até 17 graus negativos

Governo Trump considera operações policiais contra imigrantes durante a Copa do Mundo

Putin aceitou algumas propostas dos EUA sobre a Ucrânia, diz o Kremlin

Trump pode cancelar decisões assinadas por Biden? Entenda