Mundo

Diplomatas dizem que Irã e países chegam a acordo provisório

Potências mundiais e o Irã alcançaram um acordo provisório sobre relaxamento das sanções ao país, segundo diplomatas


	Usina nuclear de Bushehr, no Irã
 (Behrouz Mehri/AFP)

Usina nuclear de Bushehr, no Irã (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2015 às 12h22.

Viena - Potências mundiais e o Irã alcançaram um acordo provisório sobre relaxamento das sanções ao país em meio aos esforços para um acordo nuclear de longo prazo que os negociadores esperam firmar nos próximos dias. A informação foi dada à Associated Press por diplomatas, que não se identificaram porque não tinham autorização para falar publicamente.

Em um dos cinco anexos que deve acompanhar o acordo, são detalhadas quais as sanções que os Estados Unidos e outros países deverão retirar e em que prazo. Diplomatas afirmam que o texto ainda precisa da assinatura de autoridades das seis nações em negociação, incluindo a do secretário de Estado norte-americano John Kerry e a do ministro de Relações Exteriores iraniano Mohammad Javad Zarif.

Ainda assim, a afirmação é de que há significativo progresso e que as partes estão chegando mais perto de um acordo que definiria uma década de restrições no programa nuclear iraniano em troca de dezenas de bilhões de dólares em benefícios econômicos ao país.

Autoridades já haviam descrito o relaxamento das sanções como um dos pontos de maior discordância entre Irã e Estados Unidos, país que liderou a campanha de pressão internacional contra a economia iraniana.

Os diplomatas afirmaram que o anexo sobre as sanções foi completado essa semana por especialistas do Irã e de seis potências mundiais envolvidas nas negociações: Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia. Eles não deram detalhes sobre o acordo. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia