Mundo

Dilma vai hoje ao Uruguai após cancelar viagem três vezes

A viagem a Montevidéu estava prevista originalmente para o dia 31 de janeiro e foi adiada três vezes por compromissos da agenda presidencial

Dilma deve assinar mais de uma dezena de acordos bilaterais com José Pepe Mujica, presidente do Uruguai (Wilson Dias/ABr)

Dilma deve assinar mais de uma dezena de acordos bilaterais com José Pepe Mujica, presidente do Uruguai (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2011 às 08h56.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff desembarca hoje na capital uruguaia pela primeira vez desde que tomou posse em janeiro. A visita será breve - de apenas cinco horas -, mas promete ser intensa. A ideia dos dois governos é acelerar obras de infraestrutura para “dinamizar” a integração, especialmente entre o norte do Uruguai e o a região meridional do Rio Grande do Sul.

Na reunião com o presidente uruguaio, José Pepe Mujica, Dilma deve assinar mais de uma dezena de acordos bilaterais. De acordo com o Itamaraty, os dois presidentes “examinarão assuntos da agenda global e regional”.

Na sexta-feira o embaixador brasileiro em Montevidéu, João Carlos de Souza-Gomes, indicou à imprensa que entre os acordos a serem assinados estão a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na fronteira entre os dois países, além da interconexão ferroviária entre o Brasil e o Uruguai na cidade de Rivera. Além disso, ele destacou que os dois governos planejam reativar a hidrovia da Lagoa Mirim, na fronteira.

A viagem a Montevidéu estava prevista originalmente para o dia 31 de janeiro. No entanto, por problemas de agenda de Dilma, foi transferida e confirmada posteriormente para o dia 16 de maio. Entretanto, como a presidente brasileira se recuperava de uma pneumonia e os médicos recomendaram repouso, a visita foi adiada por mais uma semana, para o dia 23. Mas outro problema na agenda presidencial fez com que a viagem fosse remarcada para hoje. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffDiplomaciaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresUruguai

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem