Mundo

Dilma chega para missa em homenagem a Mandela

Dilma e outros cinco presidentes deverão discursar


	Dilma participa da cerimônia celebrada em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela no Soccer City: a solenidade deve reunir cerca de 90 chefes de Estado do mundo
 (REUTERS/Siphiwe Sibeko)

Dilma participa da cerimônia celebrada em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela no Soccer City: a solenidade deve reunir cerca de 90 chefes de Estado do mundo (REUTERS/Siphiwe Sibeko)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 09h07.

Priorizar nos meus resultados Google

Johannesburgo - A presidente Dilma Rousseff participa nesta terça-feira, 10, da cerimônia celebrada em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela no Soccer City. O estádio de futebol foi o cenário da abertura e da final da Copa do Mundo de 2010, e da última aparição pública de Mandela.

Segundo autoridades do governo local, a solenidade deve reunir cerca de 90 chefes de Estado do mundo. Dilma e outros cinco presidentes deverão discursar, entre eles o dos Estados Unidos, Barack Obama, e o da África do Sul, Jacob Zuma.

Com a forte chuva que cai em Johannesburgo, a arena de futebol não ficou lotada, contrariando a expectativa dos organizadores. Cerca de 60% dos bancos estão ocupados.

Dilma trouxe à África do Sul os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor. Todos viajaram em uma mesma aeronave do Rio de Janeiro a Johannesburgo, onde chegaram às 2 horas da madrugada desta terça-feira (horário local).

"Ela quer deixar metade da gente aqui", brincou Lula com jornalistas ao chegar ao hotel da comitiva. A presidente respondeu que ia levar todos os ex-presidentes de volta "direitinho".

A presença de Dilma foi anunciada pelo locutor da cerimônia e recebida com aplausos. Zuma, por outro lado, já foi aplaudido e vaiado duas vezes. Assim que terminar a cerimônia, Dilma deve retornar a Brasília, acompanhada de seus antecessores.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁfricaÁfrica do SulNelson Mandela

Mais de Mundo

Protestos na França deixam 779 pessoas detidas e 116 agentes feridos no fim de semana

Dan Sullivan contra Dan Sullivan: a disputa no Alasca que levou o governo Trump à Justiça

Líder do Irã promete resposta militar sem limites a ataques dos EUA e Israel

Juiz rejeita ação de US$ 10 bilhões de Trump contra Wall Street Journal