Mundo

Dilma anuncia hoje redução no custo de energia

Cerimônia está marcada para as 11h no Palácio do Planalto, em Brasília

Dilma Rousseff na 39ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) (Wilson Dias/Agência Brasil)

Dilma Rousseff na 39ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) (Wilson Dias/Agência Brasil)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 10h09.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff vai anunciar na manhã desta terça-feira reduções no custo de energia. A cerimônia está marcada para as 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na quinta-feira passada, às vésperas do feriado de 7 de Setembro, o governou deu uma prévia dos cortes nas tarifas para os consumidores residenciais e industriais, que ficariam, respectivamente, 16% e até 28% mais baratas. Na ocasião, a presidente afirmou também que as mudanças começariam a valer já no começo do ano que vem.

O comunicado, que ocorre oficialmente hoje, vem de encontro a uma demanda antiga dos consumidores, especialmente os do setor industrial, que alegam que o custo elevado da eletricidade no país – que figura entre as mais caras do mundo – prejudica a competitividade da indústria nacional.

Para especialistas, o excesso de tributos e encargos setoriais fazem o país viver um paradoxo - a fonte de energia é abundante e barata, mas a conta final para o consumidor é salgada.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresCusto BrasilEletricidadeEnergiaEnergia elétricareformasServiços

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina