Díaz-Canel é eleito novo presidente de Cuba, segundo imprensa oficial
Com a saída de Raúl Castro, o vice Miguel Díaz-Canel foi eleito pela Assembléia Nacional como novo presidente de Cuba
EFE
Publicado em 19 de abril de 2018 às 10h25.
Última atualização em 19 de abril de 2018 às 12h01.
Havana - Miguel Díaz-Canel , que até agora exercia o cargo de primeiro vice-presidente do governo de Cuba , foi eleito nesta quinta-feira como presidente do país pela Assembleia Nacional em substituição do general Raúl Castro, que se retira do poder após 12 anos.
O novo presidente foi confirmado com 99,83% dos votos da Assembleia Nacional do Poder Popular, segundo dados divulgados pela presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Alina Balseiro.
Após conhecerem o resultado, os deputados cubanos ofereceram uma salva de aplausos ao novo presidente, que foi parabenizado com um aperto de mãos e um abraço de Raúl Castro, conforme mostrou a emissora de televisão estatal minutos depois que as agências oficiais divulgaram as informações.
Junto a Díaz-Canel, também foram eleitos os outros integrantes do Conselho de Estado, o principal órgão de governo em Cuba, com o veterano Salvador Valdés Mesa como primeiro vice-presidente.
O grupo de cinco vice-presidentes será integrado pelo "histórico" Ramiro Valdés; pelo ministro da Saúde, Roberto Morales; pela controladora-geral, Gladys Bejerano; pela diretora do Instituto de Recursos Hídricos de Cuba, Inés María Chapman; e pela presidente da Assembleia Provincial de Santiago de Cuba, Beatriz Johnson.
Além disso, o Conselho de Estado está composto por outros 23 integrantes e um secretário, cargo que permanecerá ocupado por Homero Acosta.
Após a proclamação dos resultados, o presidente do parlamento, Esteban Lazo, convidou o presidente eleito a ocupar seu novo lugar na presidência da Assembleia, onde Díaz-Canel ofereceu a Raúl Castro uma saudação militar e outro abraço.
Posteriormente, Castro levantou o braço de seu sucessor em um clássico gesto da simbologia revolucionária.