Mundo

Itália prende 80 membros de máfia chefiada por mulheres

Mais de 500 policiais participaram de operação na Sicília; clã foi desmantelado depois que herdeiro começou a colaborar com investigações


	Garoto com a bandeira da Itália: polícia do país prendeu dezenas de pessoas ligadas a clã da máfia chefiado por mulheres
 (Creative Commons/ NaturalBlu)

Garoto com a bandeira da Itália: polícia do país prendeu dezenas de pessoas ligadas a clã da máfia chefiado por mulheres (Creative Commons/ NaturalBlu)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 20h35.

A polícia italiana deteve nesta quarta-feira dezenas de pessoas na Sicília no âmbito de uma operação importante internacional contra um poderoso clã mafioso comandado por mulheres.

Mais de 500 policiais participaram na operação contra o clã Laudani, em Catânia, realizado em colaboração com a Alemanha e a Holanda, disse à AFP a polícia italiana.

Três mulheres, conhecidas como as "três rainhas de Caltagirone", uma localidade situada perto do porto siciliano de Catânia, dirigiam com mão de ferro o clã mafioso e cuidavam de todos os "aspectos financeiros".

Sua queda foi provocada pelo herdeiro designado do clã que começou a ajudar a polícia.

Todos os suspeitos eram procurados por associação mafiosa, extorsão, tráfico de drogas e posse ilegal de armas.

No total, foram emitidas na quarta-feira 109 ordens de prisão: 80 das pessoas foram detidas, 23 já estavam na prisão e seis fugiram, informou a polícia.

Suspeita-se que este clã tenha cometido uma série de atos violentos nos anos 1980, inclusive o assassinato de um guarda penitenciário e de um advogado que se negaram a receber subornos.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrimeEuropaHolandaItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Singapura é a cidade mais segura para turistas; veja o ranking

Mais na Exame