Mundo

Deutsche Börse volta a disputar bolsa européia com NYSE

Bolsa alemã fez nova proposta com concessões em relação à oferta anterior

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A Deutsche Börse, bolsa de valores alemã, voltou a pressionar a Euronext, bolsa européia, com uma nova proposta de compra. A oferta renovada não traz novos valores, mas faz concessões importantes em operações que podem dar maior poder à empresa cobiçada.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, a nova proposta ainda não foi apresentada à diretoria da Euronext, que já declarou interesse em um acordo de fusão com a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, New York Stock Exchange, em inglês). A decisão da Deutsche Börse foi tomada depois de reuniões com seus próprios acionistas, com banqueiros e políticos europeus, e tem como principal objetivo ganhar a opinião pública, mais do que conquistar a diretoria da bolsa européia.

A nova proposta se concentra em avanços em relação às ofensivas anteriores como a integração das divisões de tecnologia da informação da Deutsche Börse e da Euronext e a obtenção do sinal verde de agências européias reguladoras de mercado antes que seja fechado um acordo - uma tentativa de aliviar o medo de que o negócio seja rejeitado.

A intenção da companhia alemã de continuar brigando pela Euronext não foi recebida com temor pela NYSE. John Train, diretor-executivo da bolsa americana, menosprezou a investida da Deutsche Börse: "Com base no que vimos até agora, não vejo motivos para mudar qualquer elemento de nossa oferta", afirmou. Mas Train indicou que a NYSE está preparada para aumentar os valores propostos na negociação caso a alemã melhore os termos financeiros de sua oferta. "A NYSE não possui dívidas e detém 650 milhões de dólares em dinheiro".

Enquanto a proposta da NYSE é de compra da Euronext por 10,2 bilhões de dólares e pagamento em dinheiro e ações, a oferta da bolsa alemã foi estabelecida em 11 bilhões de dólares. De acordo com fontes próximas às negociações, a bolsa européia se recusa a aceitar uma fusão com a Deutsche Börse pela insistência da concorrente em controlar a companhia resultante da operação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame