Mundo

Detectados dois casos de zika vírus na República Tcheca

O Brasil é o país mais afetado, com mais de um milhão e meio de casos desde 2015, embora a OMS preveja uma explosão de casos em toda a América Latina


	Aedes aegypti: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o zika foi diagnosticado em 46 países
 (Jaime Saldarriaga / Reuters)

Aedes aegypti: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o zika foi diagnosticado em 46 países (Jaime Saldarriaga / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 14h38.

O ministro tcheco de Saúde anunciou nesta quinta-feira os dois primeiros casos de zika vírus registrados no país em dois turistas que voltavam do Caribe.

"O primeiro caso é de um homem que esteve na Martinica e o outro de uma mulher de 49 anos que esteve na República Dominicana", disse à imprensa o ministro Svatopluk Nemecek.

As duas pessoas, que voltaram ao país há duas semanas, tinham os sintomas benignos de gripe e as manchas que costumam aparecer nos casos de zika, disse Nemecek, explicando que ambas estão sendo tratadas em casa.

Acredita-se que o zika vírus seja o responsável por malformações congênitas no feto das mulheres grávidas infectadas. Em sua maioria são casos de microcefalia, que aumentaram de forma alarmante no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o zika foi diagnosticado em 46 países. Seu portador, o mosquito Aedes Aegypti, está presente em 130 países.

O Brasil é o país mais afetado, com mais de um milhão e meio de casos desde 2015, embora a OMS preveja uma explosão de casos em toda a América Latina.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeDoençasZikaDengue

Mais de Mundo

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina

Trump ameaça aplicar tarifas aos países contrários ao plano dos EUA de anexação da Groenlândia

Rússia critica Otan e nega planos militares na Groenlândia

Casal acusa ICE de usar gás lacrimogêneo em carro com crianças nos EUA