Mundo

Despedida de Bento XVI terá presença de líderes mundiais

O cardeal decano, Angelo Sodano, referiu-se à realização da despedida no agradecimento feito após o papa anunciar sua renúncia ao Trono de Pedro


	Papa Bento XVI: Bento XVI deve celebrar na quarta-feira a audiência pública e pela tarde comparecer à colina romana do Aventino para presidir os ritos da Quarta-Feira de Cinzas.
 (Giampiero Sposito/Reuters)

Papa Bento XVI: Bento XVI deve celebrar na quarta-feira a audiência pública e pela tarde comparecer à colina romana do Aventino para presidir os ritos da Quarta-Feira de Cinzas. (Giampiero Sposito/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 15h08.

Cidade do Vaticano - O Vaticano fará uma cerimônia de despedida a " antes do término de seu Pontificado, previsto para o próximo dia 28, à qual devem comparecer fiéis de todo o mundo "e autoridades de muitos países".

O cardeal decano, Angelo Sodano, referiu-se à realização da despedida no agradecimento feito após o papa anunciar sua renúncia ao Trono de Pedro.

"Santo Padre, antes de 28 de fevereiro, dia no qual, como o senhor disse, deseja pôr fim ao seu serviço pontifical, realizado com tanto amor, com tanta humildade, teremos um meio de expressar melhor nossos sentimentos, assim feremos tantos pastores e fiéis espalhados pelo mundo, assim farão tantos homens de boa vontade junto às autoridades de muitos países", disse Sodano.

O cardeal decano disse em um breve discurso pronunciado perante o papa que a comunidade religiosa o escutou desorientada e incrédula e que em suas palavras era possível notar o "grande afeto que sempre teve pela Santa Igreja de Deus, por esta igreja que tanto amou".

Sodano lembrou que em 19 de abril de 2005 Joseph Ratzinger foi eleito papa e coube ao cardeal perguntar se ele aceitava a escolha. O cardeal expressou sua satisfação porque antes de 28 de fevereiro "teremos a alegria de escutar sua voz de pastor".

Bento XVI deve celebrar na quarta-feira a audiência pública e pela tarde comparecer à colina romana do Aventino para presidir os ritos da Quarta-Feira de Cinzas, que abrem a Quaresma.

Neste local comandará uma procissão da basílica de Santo Anselmo até a de Santa Sabina. No sábado, deve receber o presidente do Guatemala, Otto Pérez Molina.

No domingo, Bento XVI se retirá durante uma semana para exercícios espirituais, que realizará junto aos cardeais da Cúria romana na capela "Redemptoris Mater", no Vaticano. A retirada espiritual terminará em 23 de fevereiro. 

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIPaíses ricosPapasReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Venezuela expulsa embaixadores de Argentina, Chile e outros países que questionam vitória de Maduro

Protestos contra reeleição de Maduro são registrados em favelas de Caracas: 'Entregue o poder!'

Eleição na Venezuela: Panamá retira diplomatas em Caracas e põe relações bilaterais 'em suspenso'

Trump aceita ser ouvido como vítima pelo FBI em investigação por atentado que sofreu

Mais na Exame