Mundo

Desemprego na OCDE se manteve em 8,6% em novembro de 2010

No total, foram 45,8 milhões de desempregados no período

Fábrica na Alemanha: país só perde para o Chile na queda do desemprego em 12 meses (Sean Gallup/Getty Images)

Fábrica na Alemanha: país só perde para o Chile na queda do desemprego em 12 meses (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2011 às 10h58.

Paris - A taxa de desemprego no conjunto da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) se manteve estável em 8,6% no mês de novembro de 2010, com um total de 45,8 milhões de desempregados.

De acordo com os dados publicados nesta terça-feira, a situação do desemprego se manteve sem mudanças em boa parte dos países da OCDE enquanto o conjunto da zona do euro o nível de desemprego seguiu em 10,1% pelo terceiro mês consecutivo.

A taxa de desemprego na Espanha se manteve sem alterações pelo terceiro mês consecutivo em 20,6%, o nível máximo alcançado desde o começo da crise, e longe dos 8,3% registrado em 2007.

As reduções mais significativas constatadas em novembro foram as da Coreia do Sul (quatro décimos a menos alcançando 3,2%), Canadá (três décimos a menos atingindo 7,6%) e Suécia (três décimos a menos até 7,8%).

Nos Estados Unidos a taxa de desemprego em novembro cresceu um décimo e atingiu 9,8%, mas os dados de dezembro marcam uma inversão da tendência, com uma diminuição de quatro décimos alcançando 9,4%.

Alemanha, onde a porcentagem de desemprego permaneceu fixa em 6,7% por quatro meses consecutivos, é o único país dos 33 membros da OCDE que registrou um número inferior ao registrado em 2007.

Em 12 meses, o desemprego na Alemanha tinha caído oito décimos, uma conquista só superada pelo Chile (3,3 pontos a menos atingindo 7,1% em outubro de 2010), Suécia e Finlândia, onde a baixa tinha sido de nove décimos (até 7,8% no primeiro caso e até 7,9% no segundo).

Os níveis mais elevados de desemprego, além dos da Espanha, foram registrados na Eslováquia (14,5%), Irlanda (13,9%), Grécia (12,9% em setembro, último dado disponível) e Portugal (11%). Em todos eles a taxa de desemprego se manteve estagnada no último mês.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEstados Unidos (EUA)EuropaIndicadores econômicosPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Israel realiza operação perto de importante hospital de Gaza

Incêndio de grandes proporções atinge famosa vila de Natal em parque de Nova York; veja vídeo

Otan reforçará sua presença no Báltico após suposta sabotagem russa de cabo submarino

Posse de Donald Trump causa apreensão em estudantes estrangeiros nos EUA