Mundo

Derrota de coalizão é pesadelo para Merkel, diz imprensa

A chanceler alemã busca permanecer em seu cargo após as eleições legislativas de 22 de setembro

A chanceler alemã, Angela Merkel, discursa em encontro do CDU em Stralsund, em 19 de janeiro 2013 (©afp.com / Ove Arscholl)

A chanceler alemã, Angela Merkel, discursa em encontro do CDU em Stralsund, em 19 de janeiro 2013 (©afp.com / Ove Arscholl)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 07h14.

Berlim - A derrota do partido conservador União Democrata-Cristã (CDU) nas eleições regionais da Baixa Saxônia no domingo é um pesadelo para a chefe do governo alemão, Angela Merkel, que busca permanecer em seu cargo após as eleições legislativas de 22 de setembro, considerava nesta segunda-feira a imprensa alemã.

"Não pode ser pior para o CDU/CSU", indicou em sua edição na internet o semanário Der Spiegel, que intitulou seu editorial como "O pesadelo de Merkel".

Após as dolorosas derrotas nos importantes estados regionais de Renânia do Norte-Westfália ou de Baden-Wurtemberg nos últimos anos, o partido da chanceler "perde novamente um Land" importante, o da Baixa Saxônia (norte).

O sucesso dos sociais-democratas (SPD), aliados dos Verdes, relança a campanha, estimava o Der Spiegel, e a campanha "será ainda mais brutal que o esperado pela chanceler".

Os jornais eram unânimes nesta segunda-feira ao designar o responsável pela derrota: o partido liberal FDP, aliado do CDU em nível local, assim como no governo federal.

As últimas pesquisas antes das eleições concediam 5% ao FDP, mas este grupo se beneficiou de uma votação massiva dos eleitores conservadores que desejavam reconduzir a coalizão no poder e alcançou finalmente um recorde histórico de 9,9%. A soma dos resultados foi inferior aos obtidos pela coalizão de esquerda, o que custou o lugar do chefe do governo regional, David McAllister (CDU).

O Bild, o periódico mais lido da Europa, denunciou em seu site que o "FDP roubou os votos indispensáveis para o CDU".

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEleiçõesEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA