Déficit em conta corrente da zona do euro registra alta
Resultado negativo chegou a 7,5 bilhões de euros em agosto, quase o dobro de julho
Da Redação
Publicado em 19 de outubro de 2010 às 07h54.
Frankfurt - O déficit em conta corrente da zona euro chegou em agosto a 7,5 bilhões de euros (10,4 bilhões de dólares), quase o dobro do que foi registrado em julho, segundo dados provisórios divulgados pelo Banco Central Europeu (BCE).
O déficit de julho foi de 4,1 bilhões de euros, de acordo com dados revisados para cima e divulgados nesta terça-feira (o cálculo inicial era de um déficit de 3,8 bilhões de euros).
A conta das transações correntes mede os negócios de bens e serviços de um país ou uma região com o exterior (inclui balança comercial, contas de serviços e remessas) e sua evolução é acompanhada de perto pelos investidores e parceiros comerciais.
Nos últimos 12 meses, a zona euro, formada por 16 dos 27 países da União Europeia (UE), registrou um déficit em conta corrente de 48,6 bilhões de euros, equivalentes a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
A balança de pagamentos, que inclui a conta corrente, a conta de capitais (com investimentos estrangeiros diretos) e a conta financeira, sofreu um déficit de um bilhão de euros.