Mundo

Déficit em conta corrente da zona do euro atinge 9,8 bi

Segundo o Banco Central Europeu, o déficit no comércio de mercadorias foi de 1,9 bilhão de euros

A maior parte do saldo negativo em conta corrente se deve a déficits na renda e nas transferências correntes (Sean Gallup/Getty Images)

A maior parte do saldo negativo em conta corrente se deve a déficits na renda e nas transferências correntes (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2010 às 07h44.

São Paulo - O déficit em conta corrente da zona do euro aumentou pelo quarto mês consecutivo em outubro, para 9,8 bilhões de euros (US$ 12,9 bilhões), informou o Banco Central Europeu (BCE). Segundo o BCE, o déficit no comércio de mercadorias foi de 1,9 bilhão de euros, depois do superávit de 2,2 bilhões de euros em setembro. No setor de serviços, a zona do euro teve superávit de 1,7 bilhão de euros em outubro, após o saldo positivo de 2,1 bilhões de euros em setembro.

A maior parte do saldo negativo em conta corrente se deve a déficits na renda e nas transferências correntes. Embora os dois déficits tenham caído na comparação com setembro, houve fluxo de saída de capitais de 7,3 bilhões de euros nas transferências correntes e de 2,3 bilhões de euros na renda.

Durante os últimos 12 meses como um todo, o déficit em conta corrente da zona do euro somou 49,3 bilhões de euros, ou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco monetário estimado no período, segundo o BCE. No entanto, o déficit relativamente pequeno mascara os grandes superávits e déficits em cada país da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:EuropaServiços diversosUnião Europeia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame