Mundo

Defesa ucraniana abate 15 drones russos em direção a Kiev

Comandante da capital informa sobre ação bem-sucedida contra dispositivos 'Shahed', de fabricação iraniana

Número de combates e civis mortos na guerra da Ucrânia, de acordo com uma contagem da ONG ACLED, desde 24 de fevereiro de 2022 (AFP/AFP Photo)

Número de combates e civis mortos na guerra da Ucrânia, de acordo com uma contagem da ONG ACLED, desde 24 de fevereiro de 2022 (AFP/AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de agosto de 2023 às 06h53.

A defesa aérea ucraniana derrubou 15 drones russos lançados na direção de Kiev na madrugada de quinta-feira, 3, anunciou o comandante da administração militar da capital, Sergiy Popko.

As forças ucranianas "detectaram e destruíram 15 alvos aéreos que se aproximavam de Kiev", afirmou Popko no Telegram, que identificou os dispositivos como drones explosivos "Shahed" de fabricação iraniana.

"De acordo com as informações disponíveis até o momento, não houve vítimas ou danos na capital", acrescentou.

Quer receber as principais notícias do dia no seu celular? Entre no grupo da EXAME no Telegram

Ataques aéreos na Ucrânia

O alerta aéreo, de número 820 em Kiev desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, durou três horas, informou Popko.

Na noite anterior, o exército ucraniano afirmou que derrubou mais de 10 drones no céu da capital.

A queda dos destroços provocou danos materiais pequenos e não deixou feridos.

Ao mesmo tempo, ataques russos com drones provocaram danos consideráveis na quarta-feira em uma área portuária ucraniana em Izmail, no Danúbio, uma infraestrutura crucial para as exportações de grãos.

Rússia na contraofensiva

Na Rússia, o governador da região de Kaluga, Viacheslav Chapsha, anunciou nesta quinta-feira que a defesa antiaérea derrubou seis drones na área, que fica 200 km ao sul de Moscou.

"Esta noite, seis drones que tentavam atravessar a região de Kaluga foram derrubados pelos sistemas de defesa antiaérea", disse Chapsha.

"Não houve vítimas ou danos", acrescentou o governador.

Nas últimas semanas, os ataques ucranianos com drones contra o território russo aumentaram, em particular contra Moscou e a península anexada da Crimeia.

Na terça-feira, a Rússia afirmou que impediu um ataque de drones em Moscou, mas admitiu que um deles atingiu um prédio da capital, o mesmo edifício que já havia sido alvo de um ataque no fim de semana.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússia

Mais de Mundo

'O Brasil nos taxa muito. Taxaremos de volta', diz Trump

Trump diz que imprensa é 'quase tão corrupta quanto as nossas eleições' e promete 'corrigí-la'

10 países que já não existem mais e o que aconteceu com eles

Eleições na Alemanha: o que acontece agora após queda do governo Scholz?