Mundo

Decisão sobre caso de próteses mamárias será em dezembro

O julgamento foi concluído nesta sexta-feira


	O fundador da empresa, Jean-Claude Mas: o advogado de defesa do fundador da PIP pediu a absolvição parcial de seu cliente
 (Gerard Julien/AFP)

O fundador da empresa, Jean-Claude Mas: o advogado de defesa do fundador da PIP pediu a absolvição parcial de seu cliente (Gerard Julien/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 13h56.

Marselha - A Justiça francesa emitirá em 10 de dezembro seu acórdão sobre o caso de fraude das próteses mamárias PIP, cujo julgamento foi concluído nesta sexta-feira com o pedido da defesa em um tribunal de Marselha (sul).

A decisão será conhecida neste dia, indicou o presidente do tribunal, Claude Vieillard, encerrando o julgamento que durou um mês.

Uma pena de quatro anos de prisão em regime fechado foi requisitada terça-feira contra Jean-Claude Mas, fundador da empresa francesa PIP.

Nesta sexta-feira, o advogado de defesa do fundador da PIP, acusado de fraude juntamente a quatro ex-executivos da empresa, pediu a absolvição parcial de seu cliente.

O advogado, Yves Haddad, justificou ter enviado ao procurador testes realizados com o gel usado para o preenchimento dos implantes PIP, que não estaria em conformidade com as regras sanitárias e que poderia ter provocado a rupturas das próteses.

"Vocês irão ver que não há perigo", afirmou Haddad, que contesta o caráter "agravante" da fraude realizada pelo seu cliente.

No final da audiência, os cinco réus puderam falar, mas apenas Jean-Claude Mas expressou algumas palavras, enquanto os outros não tiveram "nada a acrescentar".

Aos demais réus, Mas disse: "desculpe a maneira como terminou (a empresa) PIP."

"Uma grande porcentagem das vítimas têm gel Nusil (o único gel aprovado) em seus implantes", assegurou, lembrando que o seu próprio gel "não é tóxico, não é perigoso". "Espero ter aliviado um pouco a dor das vítimas", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaPaíses ricosProcessos judiciais

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países