Dados de uma das caixas-pretas de avião já foram extraídos

Organismo oficial francês que investiga acidentes aéreos indicou que seus engenheiros extraíram rapidamente os dados da caixa dos parâmetros de voo

Paris - Os dados de uma das duas caixas-pretas do avião da Swiftair que caiu na quinta-feira passada no leste do Mali, em um voo da Air Algérie, foram extraídos nesta segunda-feira pelos analistas franceses.

O organismo oficial francês que investiga acidentes aéreos, o BEA, indicou em comunicado que seus engenheiros "puderam rapidamente extrair os dados" da caixa dos parâmetros de voo, que chegou nesta manhã a Paris procedente do Mali junto com a outra caixa, a que registra as gravações da cabine.

O BEA acrescentou que a caixa que grava as conversas está "danificada pelas condições do impacto" da aeronave ao cair, e que seguem trabalhando com ela para tentar recuperar o conteúdo.

O McDonell Douglas MD-83 da Swiftair que a Air Algérie tinha contratado para cobrir a rota Ouagadogou-Argel caiu em uma área de savana da região malinesa de Gossi, dezenas de quilômetros ao norte da fronteira de Burkina Fasso quando estavam a bordo 112 passageiros - dos quais 54 eram franceses.

Formalmente é o Mali, onde aconteceu o acidente, que dirige a investigação. Mas, na prática, perante a falta de meios do país africano, a França (antiga potência colonial que tem tropas ali desde o início de 2013) assumiu o comando das operações.

O ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, disse hoje, embora reiterando que é prematuro fixar as causas do acidente, que o que se sabe "de forma certa é que o tempo estava ruim, que a tripulação do avião tinha pedido para se desviar e depois dar marcha à ré antes que se perdesse o contato" com a aeronave.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.