Custo da realeza não é excessivo para britânicos, diz Buckingham
Cifras oficiais mostram que a família real recebeu 42,8 milhões de libras do "Fundo Soberano" para o período 2016-17
Reuters
Publicado em 27 de junho de 2017 às 15h45.
Londres - Assessores da realeza britânica disseram nesta terça-feira que a rainha Elizabeth e sua família são um investimento excelente, após dados revelaram que os fundos dos contribuintes destinados à realeza neste ano irão quase dobrar para pagar reparos essenciais no Palácio de Buckingham.
Cifras oficiais mostram que a família real recebeu 42,8 milhões de libras do "Fundo Soberano" para o período 2016-17, a quantia disponibilizada pelo governo para cobrir os gastos fixos da residência real e das viagens.
Esse montante deve aumentar para 76,1 milhões de libras depois que o governo concordou com um aumento para financiar a reforma de 369 milhões de libras de Buckingham, cuja fiação elétrica, tubulações e sistema de aquecimento precisam de reparos urgentes.
Alan Reid, o tesoureiro da rainha, disse que o custo da monarquia para cada britânico no ano passado foi de 65 centavos de libra -- o valor de um selo de primeira classe.
"Quando se compara isso ao que a rainha faz e representa para esta país, acredito que representa um valor excelente pelo dinheiro", disse Reid aos repórteres.
A família real realizou mais de 3 mil eventos oficiais no ano passado -- a monarca de 91 anos compareceu a 162 deles, e seu marido, o príncipe Philip, a 196, segundo Reid.
Pesquisas de opinião mostram que a rainha continua imensamente popular entre os britânicos, e ao menos dois terços deles indicam que querem que a monarquia permaneça.
Mas republicanos antimonarquia do Reino Unido dizem que o custo anual da realeza aos contribuintes é de centenas de milhões de libras esterlinas porque os gastos de segurança não estão incluídos.