Mundo

Curdos já recuperaram um terço dos povoados em Kobane

Combatentes curdos reconquistaram do Estado Islâmico o controle de mais de um terço das áreas que cercam a cidade de Kobane

Curdos observam fumaça saindo de cidade (Marwan Ibrahim/AFP)

Curdos observam fumaça saindo de cidade (Marwan Ibrahim/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2015 às 12h46.

Beirute - Os combatentes curdos sírios reconquistaram do Estado Islâmico (EI) o controle de mais de um terço das localidades que cercam Kobane, depois de expulsar os jihadistas no final de janeiro desta cidade na fronteira com a Turquia, indicou uma ONG.

"As Unidades de Proteção do Povo curdo (a milícia curda-síria, YPG) foram retomadas nas últimas duas semanas 128 povoados, dos 350" em torno Kobane, disse Rami Abdel Rahman, chefe do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Em 26 de janeiro, as YPG recuperaram o controle da cidade, depois de quatro meses de intensos combates contra os jihadistas, graças ao apoio dos rebeldes sírios e os bombardeios da coalizão internacional anti-EI.

Os extremistas "se retiraram das aldeias do leste e sul de Kobane sem oferecer muita resistência, mas lutaram ferozmente para preservar as cidades do oeste", explicou o diretor do OSDH.

Isto porque "o EI quer proteger as zonas que controla na província de Aleppo. Mas os curdos estão avançam", disse à AFP.

A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, realizado desde surtidas de setembro contra os jihadistas na Síria.

Nos últimos dias, a força internacional continua a atacar por ar as posições do EI ao redor de Kobane, enquanto as tropas das YPG apoiadas pelo rebeldes do Exército Sírio Livre combatem no chão.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIslamismoOriente MédioSíria

Mais de Mundo

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres