Mundo

Curdos expulsam jihadistas de cidade síria

Combatentes curdos expulsaram grupos jihadistas ligados à Al Qaeda de localidade na fronteira com a Turquia após confrontos, segundo OSDH


	Turcos gritam palavras de ordem durante um protesto na praça Taksim, em Istambul: comitês curdos expulsaram combatentes que representavam Al Qaeda na fronteira da Turquia com a Síria
 (Gurcan Ozturk/AFP)

Turcos gritam palavras de ordem durante um protesto na praça Taksim, em Istambul: comitês curdos expulsaram combatentes que representavam Al Qaeda na fronteira da Turquia com a Síria (Gurcan Ozturk/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2013 às 10h34.

Beirute - Combatentes curdos sírios expulsaram os grupos jihadistas ligados à Al Qaeda de uma localidade na fronteira com a Turquia, após combates violentos, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os comitês de proteção do povo curdo (YPG) expulsaram os combatentes da Frente Al-Nosra e do Estado Islâmico no Iraque e em Levante (EIIL), representante da Al Qaeda na Síria, assim como outros pequenos grupos extremistas da localidade de Ras al-Ein, pelas quais transitavam os jihadistas entre a Síria e a Turquia.

"Pelo menos nove combatentes da Al-Nosra e do EIIL e dois combatentes curdos morreram em 24 horas nos combates na cidade", afirma um comunicado do OSDH.

Os confrontos começaram quando combatentes da Al-Nosra atacaram uma patrulha de combatentes curdos, que conseguiram fugir, afirmou Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH.

Segundo ativistas de Ras el-Ain, os combatentes da Al-Nosra, partidários de um islã mais rígido, pressionavam desde o início do mês do Ramadã para que os habitantes jejuassem e atacavam as mulheres que não usavam véu.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaÁsiaEuropaIslamismoSíriaTerrorismoTurquia

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame