Curdos conquistam importante base aérea no norte da Síria

Este aeroporto era a última base militar ainda controlada pelos islamitas na província de Aleppo, afirmou o diretor do OSDH

Apoiados por grupos rebeldes árabes, os curdos conquistaram nesta quarta-feira uma importante base aérea na província de Aleppo, no norte da Síria, controlada por islamitas - anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

As Unidades de Proteção do Povo (YPG) e seus aliados árabes expulsaram os combatentes islamitas e outros insurgentes da base aérea e da cidade vizinha de Minnigh, no norte de Aleppo, relatou o OSDH.

Este aeroporto era a última base militar ainda controlada pelos islamitas na província de Aleppo, afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

As forças do governo de Bashar al-Assad perderam o controle do aeroporto de Minnigh em agosto de 2013.

Esse avanço das forças curdas aconteceu depois de vários dias de intensos combates.

Rebeldes e radicais combatem as forças curdas, provenientes do oeste, e o Exército do governo sírio. Este último lançou uma ofensiva na província de Aleppo com apoio da Aviação russa.

Mais de 500 pessoas morreram desde o início dessa ofensiva do governo deflagrada em 1º de fevereiro, informou o OSDH nesta quarta-feira.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.