Mundo

Curdistão iraquiano adia eleições parlamentares e presidenciais

A comissão eleitoral do Curdistão iraquiano decidiu, nesta quarta-feira, adiar as eleições originalmente previstas para 1º de novembro

Iraque: o presidente regional curdo, Masoud Barzani, e seu Partido Democrata do Curdistão estão em uma posição delicada (Ako Rasheed/Reuters)

Iraque: o presidente regional curdo, Masoud Barzani, e seu Partido Democrata do Curdistão estão em uma posição delicada (Ako Rasheed/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de outubro de 2017 às 21h03.

Bagdá - Autoridades iraquianas curdas adiaram as eleições parlamentares e presidenciais da região autônoma na sequência da retirada das forças curdas de regiões disputadas no norte e no leste do Iraque, informou a agência de notícias Kurdistan 24.

De acordo com a publicação, a comissão eleitoral do Curdistão iraquiano decidiu, nesta quarta-feira, adiar as eleições originalmente previstas para 1º de novembro. A agência afirmou que o Parlamento regional escolheria uma nova data.

O presidente regional curdo, Masoud Barzani, e seu Partido Democrata do Curdistão estão em uma posição delicada depois de terem liderado o plebiscito sobre a independência da região no mês passado.

A votação irritou o governo central do Iraque, que, desde então, assumiu o controle sobre a cidade de Kirkuk e outras áreas em disputa há muito cobiçadas pelos curdos.

A comissão eleitoral também disse que não havia candidatos suficientes para prosseguir com as pesquisas.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesIraquePolítica

Mais de Mundo

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valores

Mais na Exame