Mundo

Cúpula Ibero-Americana endossa esforços contra feminicídios

O comunicado destaca que a "violência constitui a discriminação e lacuna de desigualdade mais grave contra a mulher"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 13h26.

Cádiz - A Cúpula Ibero-Americana promoverá a realização de esforços nacionais e regionais no espaço ibero-americano perante o desafio da violência contra as mulheres.

Os líderes da América Latina, Espanha, Portugal e Andorra, que nesta sexta-feira e amanhã participam da 12ª Cúpula Ibero-Americana aprovarão um comunicado especial sobre os homicídios de mulheres na região ibero-americana, segundo a minuta do texto ao qual a Agência Efe teve acesso, já aprovada pelos representantes dos países.

O comunicado destaca que a "violência constitui a discriminação e lacuna de desigualdade mais grave contra a mulher" por isso estabelece "promover a realização de esforços" para criar "uma consciência de igualdade e respeito à mulher".

Também são reconhecidos, no documento, avanços como a "tipificação do delito de feminicídio que alguns países ibero-americanos realizaram e solicitam à Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-Americanos estudar experiências comparadas sobre a matéria de tipos penais".

O documento estimula as autoridades a atuar na prevenção, no atendimento, na investigação, na erradicação, na punição e na reparação de todos os atos de violência cometidos contra as mulheres.

A 12ª Cúpula Ibero-Americana começa hoje na cidade de Cádiz, onde há 200 anos foi aprovada a primeira Constituição liberal espanhola. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEuropaPiigsMulheresPortugalEspanha

Mais de Mundo

Netayahu diz que teve 'uma das melhores reuniões' com Trump na Casa Branca

EUA prorrogam por mais um ano ordem executiva de Trump aplicada ao Brasil

Por que pessoas ficaram presas em shopping no Japão após terremoto

Patriots, diplomacia e Rússia: os acordos de Trump e Zelensky na Casa Branca