Presidente Felipe Calderón: "Estou convencido de que esta é a década da América Latina" (Chip Somodevilla/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 2 de dezembro de 2011 às 20h16.
Caracas - A cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) começou nesta sexta-feira em Caracas, na Venezuela, com a presença de quase todos os chefes de estado da região.
O presidente do México, Felipe Calderón, inaugurou o encontro com uma mensagem de felicitação ao bicentenário da independência da Venezuela. Ele também cumprimentou o presidente Hugo Chávez pela organização do evento.
Antes disso, o mandatário venezuelano recebeu um a um os líderes dos 33 países que estão participando da reunião.
'Estou convencido de que esta é a década da América Latina', afirmou o presidente mexicano, num discurso que enalteceu a integração da região como algo que trará o progresso.
Calderón incentivou as trocas comerciais de bens, serviços e pessoas no Continente, e pediu que os países se unam para acabar com a pobreza e a desigualdade.
Só não estão participando da cúpula em Caracas os líderes do Peru, Ollanta Humala; da Costa Rica, Laura Chinchila, e de El Salvador, Mauricio Funes.
No momento da inauguração, também não estavam presentes os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Chile, Sebastián Piñera, quem devem chegar na Venezuela no sábado.