Mundo

Corpo de Mandela chega ao vilarejo de Qunu

Carro que transportava o caixão chegou ao vilarejo onde passou a infância, onde 300 pessoas esperavam o corpo do líder

Sul-africanos acenam para o carro que transporta o caixão de Nelson Mandela no caminho para Qunu (Gianluigi Guercia/AFP)

Sul-africanos acenam para o carro que transporta o caixão de Nelson Mandela no caminho para Qunu (Gianluigi Guercia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2013 às 12h35.

Qunu (África do Sul) - O caixão com o corpo do líder sul-africano Nelson Mandela chegou neste sábado à tarde a Qunu, o vilarejo onde passou a infância e onde será enterrado no domingo.

O carro que transportava o caixão chegou às 16H00 (12H00 de Brasília) em Qunu, onde 300 pessoas esperavam nos dois lados da estrada para prestar o último tributo a Mandela, que faleceu em 5 de dezembro aos 95 anos.

"É triste, é real, acabou, isto é tudo", disse à AFP Koleka Mkukwana, uma jovem que esperou a passagem do cortejo enrolada na bandeira sul-africana.

"Vai descansar em paz. Agora nós temos que nos unir", disse Phatwe Maxsiswa, de 32 anos.

A viagem a Qunu a partir de Pretória, onde 100.000 pessoas passaram em três dias pela capela ardente, era a última oportunidade dos cidadãos de estar perto de Mandela antes do enterro.

O funeral começará às 8H00 (4H00 de Brasília) com uma cerimônia de duas horas, com a presença de quase 50.000 pessoas, mas o enterro, na propriedade da família em Qunu, será estritamente privada, fechada à imprensa e à população.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁfricaMortesÁfrica do SulNelson Mandela

Mais de Mundo

Apenas 33% dos americanos apoiam operação dos EUA na Venezuela, diz pesquisa Reuters/Ipsos

Brasil foi surpreendido com prisão de Maduro e precisa ter cuidado, diz analista

María Corina perdeu apoio de Trump por aceitar Prêmio Nobel da Paz, diz jornal

Governo dos EUA se reunirá com empresas petrolíferas para discutir oportunidades na Venezuela