Mundo

Coreia do Sul realiza exercício militar em ilhas disputadas

O exercício militar tem como finalidade defender o país de uma hipotética invasão as ilhotas de Dokdo, reivindicadas pelo Japão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 06h39.

Seul - As Forças Armadas da Coreia do Sul realizaram nesta segunda-feira um exercício militar para defender de uma hipotética invasão as ilhotas de Dokdo, cuja soberania é reivindicada pelo Japão, o que pode prejudicar o clima diplomático entre os vizinhos.

As Forças de Terra, Mar e Ar, assim como a Guarda Costeira, participaram das manobras, orientadas a repelir uma suposta incursão no pequeno arquipélago rochoso (chamado Takeshima pelo Japão) por parte de forças invasoras, indicou um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano à agência 'Yonhap'.

As manobras contaram com seis destróieres, assim como comboios, caças e aviões de patrulha que simularam uma situação de defesa contra forças não militares dispostas a invadir os ilhotas por mar ou ar.

Se o clima permitir, acrescentou o porta-voz, durante o dia será feito um segundo exercício de desembarque de fuzileiros navais em uma das ilhas.

As manobras militares de Seul em Dokdo/Takeshima, que se realizam duas vezes ao ano desde 1986, podem gerar uma dura resposta do Japão, que reivindica como suas estas ilhotas administradas de fato pelo governo sul-coreano. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulDiplomaciaJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Incêndio em Los Angeles: número de mortos sobe para 16

Consulado da Venezuela em Lisboa é atacado com artefato incendiário

Trump chama de 'incompetentes' autoridades responsáveis por conter incêndios em Los Angeles

Diretriz aprovada pelo Vaticano permite a seminários aceitarem homens gays na Itália