Mundo

Coreia do Sul e EUA podem anunciar suspensão de manobras esta semana

Mais um avanço do atual diálogo com a Coreia do Norte

 (Lee Jong/Getty Images)

(Lee Jong/Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 17 de junho de 2018 às 09h35.

Seul - Coreia do Sul e Estados Unidos poderiam anunciar esta semana a suspensão das suas manobras conjuntas a perante a atual etapa de diálogo com a Coreia do Norte, revelou hoje uma fonte do Governo de Seul à agência local "Yonhap".

Os aliados devem anunciar nos próximos dias o resultado das discussões que mantêm desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse após sua histórica reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que ia acabar com os exercícios, que Pyongyang considera um ensaio de invasão.

Seul e Washington teriam previsto incluir uma cláusula que lhes permitisse retomar as manobras rapidamente, disse a fonte, dando a entender que os exercícios seriam retomados se o regime norte-coreano não cumprir com seu compromisso de desnuclearização.

Trump disse em entrevista coletiva realizada após a cúpula com Kim de 12 de junho em Singapura que deterá seus "jogos de guerra" na península da Coreia, o que alguns interpretaram como um gesto para conseguir avanços na desnuclearização do regime.

Segundo a fonte de Seul, o qualificativo utilizado por Trump, que não especificou a que manobras se referia, poderia fazer referência aos exercícios como os Key Resolve e Foal Eagle, ou o Ulchi Freedom Guardian.

 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do SulEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia