Mundo

Coreia do Norte realiza primeiras eleições com Kim Jong-un

Eleição vai escolher os novos deputados da Assembleia Popular Suprema


	Líder norte-coreano, Kim Jong-Un: pleito acontece cinco anos depois do último, em março de 2009
 (Kcna Via Kns/AFP)

Líder norte-coreano, Kim Jong-Un: pleito acontece cinco anos depois do último, em março de 2009 (Kcna Via Kns/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2014 às 09h28.

Tóquio - A Coreia do Norte realiza neste domingo um pleito para escolher os novos deputados da Assembleia Popular Suprema, principal órgão legislativo do país, os primeiros desde que Kim Jong-un assumiu o poder em 2011.

As eleições contavam com uma participação superior a 90% por volta da metade da jornada eleitoral, segundo informou em um breve comunicado a agência estatal norte-coreana 'KCNA'.

O Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte possui atualmente uma maioria arrasadora no Parlamento (601 deputados), enquanto o resto é composto por partidos menores, todos eles ligados à ideologia do socialismo 'juche' (auto-suficiência) que rege o Estado norte-coreano desde sua fundação em 1948.

O pleito acontece cinco anos depois do último, em março de 2009, e a expectativa é que voltem a encher as cadeiras do Parlamento os políticos mais fiéis ao líder Kim Jong-un, segundo a interpretação de analistas sul-coreanos citados pela agência local 'Yonhap'.

As eleições, no entanto, poderiam refletir possíveis mudanças na estrutura de poder do hermético regime norte-coreano destinados a consolidar ainda mais a liderança de Kim, de 31 anos.

Em particular, os observadores externos estarão atentos a quantos membros da assembleia serão substituídos por novos deputados jovens, depois que Kim executou em dezembro seu tio, considerado até então o número dois do regime, Jang Song-thaek, acusado de traição.

Kim se apresenta como candidato do distrito eleitoral 110, na área do monte Paektu e próximo à fronteira com a China, assinalado pelo regime norte-coreano como lugar de nascimento de seu pai, o ditador Kim Jong-il, falecido em 2011.

No pleito anterior foi registrada uma participação de 99,98% e se elegeram deputados para os 687 distritos eleitorais do país.

Na prática, o principal órgão legislativo do país tem como função referendar as decisões tomadas pela cúpula do Partido dos Trabalhadores, liderada por Kim.

A previsão é que os resultados das eleições sejam anunciados nesta segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteEleições

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua