Mundo

Coreia do Norte lança míssil balístico ao mar, diz Coreia do Sul

Segundo o Exército, o lançamento foi feito em terra, e não no mar, descartando a possibilidade de que tivesse sido disparado a partir de um submarino

Coreia do Norte: Seul e Washington estão estudando tanto qual míssil foi lançado como seu alcance exato (Thomas Peter/Reuters)

Coreia do Norte: Seul e Washington estão estudando tanto qual míssil foi lançado como seu alcance exato (Thomas Peter/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de abril de 2017 às 21h00.

Seul - A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (data local) um míssil balístico a partir de seu litoral oriental que percorreu cerca de 60 quilômetros em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), informou o Exército sul-coreano.

O Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS) confirmou que o projétil foi disparado a partir de Sinpo, na província de Hamgyong do Sul, por volta das 6h40 (horário de Seul; 18h40 de terça-feira em Brasília).

Ainda segundo o Exército, o lançamento foi feito em terra, e não no mar, descartando a possibilidade de que tivesse sido disparado a partir de um submarino, como habitualmente o regime de Pyongyang faz na região de Sinpo, onde fica seu principal centro de desenvolvimento para este tipo de projétil.

Seul e Washington estão estudando tanto qual míssil foi lançado como seu alcance exato, segundo a agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

O lançamento aconteceu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá na Flórida o presidente da China, Xi Jingping, em um encontro que terá a Coreia do Norte como tema principal.

Trump pediu a Pequim, aliado mais próximo de Pyongyang, para que exerça maior pressão sobre o regime de Kim Jong-un para que este abandone o desenvolvimento de mísseis balísticos e armas nucleares

O regime de Pyongyang lançou em 6 de março quatro projéteis balísticos de médio alcance, três dos quais caíram em águas da Zona Econômica Especial do Japão (EEZ), a apenas 200 quilômetros da costa do arquipélago, e há duas semanas realizou outro teste com mísseis que aparentemente fracassou.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteArmasCoreia do Sul

Mais de Mundo

EUA suspende agentes do ICE após morte em Minneapolis

União Europeia avança em debate para banir redes sociais para adolescentes

Documento explica planos militares de Trump para China e América Latina

Brasil busca aumentar fluxo de turistas espanhóis que visitam o país