Mundo

Coreia do Norte lança foguete de longo alcance

O lançamento aconteceu às 7h39 locais de sexta-feira (19h39 de quinta-feira em Brasília), segundo uma fonte oficial sul-coreana

A Coreia do Norte havia anunciado que lançaria um satélite mediante um foguete de longo alcance entre os dias 11 e 16 de abril (Feng Li/Getty Images)

A Coreia do Norte havia anunciado que lançaria um satélite mediante um foguete de longo alcance entre os dias 11 e 16 de abril (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2012 às 20h41.

Seul - A Coreia do Norte lançou hoje seu foguete de longo alcance Eunha-3, que parte da comunidade internacional considera como um teste balístico disfarçado, informou a agência sul-coreana de notícias ''Yonhap''.

O lançamento aconteceu às 7h39 locais de sexta-feira (19h39 de quinta-feira em Brasília), segundo uma fonte oficial sul-coreana citada pela ''Yonhap'', que detalhou que Seul está tentando identificar a trajetória do foguete.

A Coreia do Norte havia anunciado que lançaria um satélite mediante um foguete de longo alcance entre os dias 11 e 16 de abril, coincidindo com as comemorações pelo centenário do fundador do país, Kim Il-sung.

Vários países, com os EUA e seus aliados à frente, pediram firmemente ao regime comunista norte-coreano para desistir de seu plano ao considerar que esconde na realidade um teste encoberto de mísseis balísticos e violaria, portanto, duas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Pyongyang insiste que a missão tem fins pacíficos, e que o objetivo é pôr em órbita um satélite de observação terrestre com fins científicos.

A Coreia do Norte realizou um teste similar ao de hoje em 2009, que lhe valeu uma condenação do Conselho de Segurança da ONU, perante o qual o país comunista respondeu se retirando da mesa multilateral de negociações de seu programa nuclear. 

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaConselho de Segurança da ONUCoreia do Norte

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"