Mundo

Atividade pode indicar esforço para reativar reator

Agência Internacional de Energia Atômica informou ter constatado atividade em instalação nuclear norte-coreana consistente com um esforço para reativar reator


	Energia nuclear: reator de Yongbyon está tecnicamente fora de operação há anos
 (Getty Images)

Energia nuclear: reator de Yongbyon está tecnicamente fora de operação há anos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 11h16.

Viena - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou ter constatado atividade em uma instalação nuclear norte-coreana consistente com um esforço para reativar um reator, disse o diretor da entidade, Yukiya Amano, nesta quinta-feira.

Em abril, a Coreia do Norte anunciou que iria reativar um antigo reator de pesquisas no complexo nuclear de Yongbyon, que especialistas dizem ser capaz de produzir plutônio para bombas. Na ocasião, o país informou que estava buscando uma capacidade de dissuasão.

Amano disse que a AIEA, um agência da ONU com sede em Viena, continua a monitorar as atividades em Yongbyon, principalmente por meio de imagens de satélite.

"Foram observadas no local atividades consistentes com um esforço de reiniciar o reator 5MW(e)", declarou Amano ao corpo diretivo da AIEA, formado por 35 nações, ao se referir ao reator de pesquisas.

"No entanto, como a agência não tem nenhum acesso ao local, não é possível para nós determinar conclusivamente se o reator foi reativado", disse ele, de acordo com uma cópia do discurso.

O reator de Yongbyon está tecnicamente fora de operação há anos. A Coreia do Norte destruiu sua torre de esfriamento em 2008, como parte do esforço de construção de confiança durante conversações com a Coreia do Sul, China, Estados Unidos e Rússia.

Acompanhe tudo sobre:AIEAÁsiaCoreia do NorteEnergiaEnergia nuclearInfraestrutura

Mais de Mundo

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

'Farei com que se respeite o resultado eleitoral', diz Maduro após votar em Caracas

Maduro pede desculpas por impedir entrada de ex-mandatários que observariam eleições

Mais na Exame