Mundo

Convenção democrata: o que esperar do evento que começa segunda?

Partido se reúne em Chicago de 19 a 22 de agosto para confirmar candidatura de Kamala Harris

Palco da Convenção Democrata, em Chicago

Palco da Convenção Democrata, em Chicago

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 17 de agosto de 2024 às 06h01.

Chicago - Os democratas realizam sua Convenção Nacional nos próximos dias em Chicago, para sacramentar a candidatura de Kamala Harris à Presidência, em meio ao temor de grandes protestos.

A cidade terá um esquema de segurança reforçado durante o evento, que será realizado de segunda, 19, a quinta, 22, no United Center, na zona oeste. A arena é a sede do time de basquete Chicago Bulls.

Vários protestos estão marcados para os dias de evento, com ativistas defendendo maior atenção do governo a temas como a defesa da Palestina, os direitos das mulheres e o combate da violência policial.

Durante a convenção, as principais lideranças do Partido Democrata farão discursos, como os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton, além do presidente Joe Biden e de Hillary Clinton, que disputou a Presidência em 2016.

Além dos discursos, haverá reuniões do comitê do partido em diversos temas, que ajudarão a definir e a deixar claro quais serão as linhas de campanha do partido nesta eleição.

Um dos principais pontos é entender quais serão as diferenças das propostas de Kamala Harris em relação às defendidas por Biden, que desistiu da reeleição, especialmente em temas como o combate à inflação, controle da imigração irregular e em relação ao Oriente Médio.

“Desde 2008, na primeira eleição de Obama, o partido não chega com tanta união e entusiasmo. Estaremos atentos sobre qual será a plataforma central da campanha de Kamala Harris”, avalia Mauricio Moura, professor de estatística na Universidade George Washington e analista no podcast O Caminho para a Casa Branca.

Kamala tem falado pouco sobre suas propostas nos comícios até agora, e sido cobrada por isso pelos adversários e comentaristas na imprensa americana.

Na sexta, 16, ela fez um discurso detalhando suas propostas para a economia, pela primeira vez, e prometeu combater empresas que inflam preços artificialmente, tanto de comida quanto de moradia, e dar mais créditos fiscais para famílias com filhos, entre outras medidas.

"Nossa convenção vai mostrar ao país quem os democratas são e o que eleger a chapa Harris e Walz significará para o futuro", disse Minyon Moore, chefe da Convenção, em comunicado.

Quando será a Convenção Democrata?

De 19 a 22 de agosto.

Onde será a Convenção Democrata?

Em Chicago, Estados Unidos.

Qual será a agenda da Convenção Democrata?

O evento terá debates e encontros de comitês democratas ao longo do dia e discursos no começo da noite.

Kamala Harris deverá fazer o discurso final do evento, na quinta, 22, para aceitar formalmente a candidatura presidencial.

Tim Walz, candidato à vice na chapa, deve falar na quarta, 21. O presidente Joe Biden discursa na segunda, 19, mas a agenda final ainda não foi divulgada.

Quem vai falar na Convenção Democrata?

A lista oficial ainda não foi anunciada, mas a imprensa americana aponta que os presidentes Barack Obama e Bill Clinton devem discursar, assim como Hillary Clinton, secretária de Estado e candidata presidencial em 2016. Kamala Harris, Tim Walz e Joe Biden deverão fazer os principais discursos.

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisEstados Unidos (EUA)Convenção Democrata

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado