Mundo

Construção civil cai 14,3% nos Estados Unidos

Queda repentina já muda as perspectivas econômicas para o país em 2007

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A construção civil nos Estados Unidos caiu ao seu nível mais baixo em 10 anos durante o mês de janeiro. A queda de 14,3% foi repentina e modificou as expectativas mais esperançosas dos últimos meses.

De acordo com o Departamento de Comércio americano, em janeiro, pelo resultado anualizado, o país construirá 1,408 milhões de novas unidades habitacionais, contra os 1,643 milhões de novas unidades registrados em 2006. Um declínio já era esperado para este ano, mas acreditava-se em algo em torno de 2,6%, o que equivale a 1,6 milhões. A expectativa para o ano só é pior que agosto de 1997, quando se esperava 1,39 milhões.

Um relatório sobre o setor mostrou que as vendas caíram no último mês, após dois meses de fortes ganhos. De acordo com o americano The Wall Street Journal, o resultado sugere que as pressões inflacionárias estão bem contidas e dentro da expectativa do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Outros preços básicos da economia, com exceção de energia e de alimentos não perecíveis, no entanto, cresceram sensivelmente, mostrando que há potencial para inflação.

A construção civil tem tido grande peso na economia americana, reduzindo seu crescimento em 1,16 ponto percentual, para 3,5%, no quarto trimestre. A venda de novos imóveis declinou no ano passado, forçando as construtoras a oferecer incentivos para os clientes e despertando especulações sobre uma possível bolha no mercado imobiliário.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame