Mundo

ONU se reunirá para discutir situação na Ucrânia

A reunião, para "consultas informais", começará às 20h locais


	O governo russo havia pedido hoje uma reunião de emergência do Conselho, diante da situação tensa no leste da Ucrânia
 (Arnd Wiegmann/Reuters)

O governo russo havia pedido hoje uma reunião de emergência do Conselho, diante da situação tensa no leste da Ucrânia (Arnd Wiegmann/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2014 às 17h51.

São Paulo- O Conselho de Segurança se reunirá em caráter de emergência, na noite deste domingo, a portas fechadas, para discutir a situação no leste da Ucrânia, anunciou a ONU.

A reunião, para "consultas informais", começará às 20h locais. O governo russo havia pedido hoje uma reunião de emergência do Conselho, diante da situação tensa no leste da Ucrânia, onde acontecem confrontos entre forças ucranianas e ativistas pró-russos armados.

Uma fonte diplomática que pediu para não ser identificada confirmou à AFP que a reunião foi convocada em resposta ao pedido de Moscou.

"Atualmente, a possibilidade de evitar uma guerra civil na Ucrânia depende do Ocidente", afirmou o porta-voz da chancelaria russa, Alexandre Lukashevich.

Ele denunciou "a guerra contra seu próprio povo" promovida pelo governo da Ucrânia, e classificou de "criminosa" a ordem de recorrer ao Exército para reprimir os protestos.

O governo de Kiev lançou neste domingo uma "operação antiterrorista" no leste do país contra os rebeldes armados pró-Rússia, ao mesmo tempo em que acusou Moscou de "travar uma guerra".

Acompanhe tudo sobre:Metrópoles globaisMoscouONUUcrânia

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos