Mundo

ONU se reunirá para discutir situação na Ucrânia

A reunião, para "consultas informais", começará às 20h locais


	O governo russo havia pedido hoje uma reunião de emergência do Conselho, diante da situação tensa no leste da Ucrânia
 (Arnd Wiegmann/Reuters)

O governo russo havia pedido hoje uma reunião de emergência do Conselho, diante da situação tensa no leste da Ucrânia (Arnd Wiegmann/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2014 às 17h51.

São Paulo- O Conselho de Segurança se reunirá em caráter de emergência, na noite deste domingo, a portas fechadas, para discutir a situação no leste da Ucrânia, anunciou a ONU.

A reunião, para "consultas informais", começará às 20h locais. O governo russo havia pedido hoje uma reunião de emergência do Conselho, diante da situação tensa no leste da Ucrânia, onde acontecem confrontos entre forças ucranianas e ativistas pró-russos armados.

Uma fonte diplomática que pediu para não ser identificada confirmou à AFP que a reunião foi convocada em resposta ao pedido de Moscou.

"Atualmente, a possibilidade de evitar uma guerra civil na Ucrânia depende do Ocidente", afirmou o porta-voz da chancelaria russa, Alexandre Lukashevich.

Ele denunciou "a guerra contra seu próprio povo" promovida pelo governo da Ucrânia, e classificou de "criminosa" a ordem de recorrer ao Exército para reprimir os protestos.

O governo de Kiev lançou neste domingo uma "operação antiterrorista" no leste do país contra os rebeldes armados pró-Rússia, ao mesmo tempo em que acusou Moscou de "travar uma guerra".

Acompanhe tudo sobre:Metrópoles globaisMoscouONUUcrânia

Mais de Mundo

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson