Mundo

Conselho de Segurança da ONU impõe sanções a Kadafi

Pressão acontece na tentaiva de fazer com que líder líbio renuncie antes que mais sangue seja derramado em protestos populares

Susan Rice: "Aqueles que massacraram civis serão responsabilizados pessoalmente" (Giorgio Cosulich/Getty Images)

Susan Rice: "Aqueles que massacraram civis serão responsabilizados pessoalmente" (Giorgio Cosulich/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2011 às 10h27.

Trípoli/Nações Unidas - O Conselho de Segurança da ONU decidiu, de maneira unânime, impor sanções de viagens e bens ao líder líbio Muammar Gaddafi e seus aliados próximos, aumentando a pressão sobre ele para que renuncie antes que mais sangue seja derramado em protestos populares contra seu governo.

O conselho também adotou um embargo de armas e pediu que a violenta repressão contra os manifestantes que se opõem a Gaddafi seja enviada ao Tribunal Criminal Internacional para investigar e possivelmente processar os responsáveis pelas mortes de civis.

O conselho de 15 países aprovou a resolução horas depois que a polícia de Gaddafi abandonou partes da capital Trípoli e que os Estados Unidos disseram que ele deve deixar o poder.

A embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Susan Rice, disse que as medidas impostas contra Gaddafi e outros 15 líbios, incluindo membros de sua família, eram "duras sanções". Ela acrescentou que todos os que cometeram crimes serão responsabilizados.

"Aqueles que massacraram civis serão responsabilizados pessoalmente", disse Rice ao conselho após a votação.

Falando aos jornalistas posteriormente, ela elogiou a união do conselho.

Diplomatas estimam que o número de mortos após 10 dias de violência na Líbia chegaria a 2.000 pessoas.

Grande parte do leste do país produtor de petróleo, incluindo a cidade de Benghazi, está nas mãos de forças de oposição. Manifestantes pedem a saída de Gaddafi, há 41 anos no poder

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaOriente MédioONULíbia

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina