POLÔNIA x ARÁBIA SAUDITA AO VIVO:

Acompanhe lance a lance a partida da Copa do MundoVeja agora.

Conheça (e ouça) a baleia-branca que imita voz humana

Mantida em um centro de pesquisa nos EUA, a beluga NOC aprendeu a fazer sons humanos na tentativa de se comunicar, indica estudo. Espécie está ameaçada de extinção

	Habitante das águas frias em torno do círculo polar ártico, a beluga está na Lista Vermelha
 (Wikimedia Commons)
Habitante das águas frias em torno do círculo polar ártico, a beluga está na Lista Vermelha (Wikimedia Commons)
V
Vanessa BarbosaPublicado em 23/10/2012 às 11:12.

São Paulo – Branquinhas, sorridentes e extremamente dóceis, as baleias-brancas, também chamadas de belugas, possuem uma outra característica surpreendente: elas são capazes de imitar a voz humana. É o que indica um estudo realizado pela Fundação Nacional de Mamíferos Marítimos em San Diego, EUA, e publicado nesta terça-feira pelo jornal científico Current Biology.

Durante mais de 20 anos, pesquisadores gravaram sons de um tanque com baleias e golfinhos semelhantes aos emitidos por duas pessoas conversando. O estudo detalha o caso de uma baleia-branca chamada NOC, que com seu "falatório" chegou a confundir um mergulhador.

A baleia foi reconhecida como a fonte dos sons, quando um mergulhador emergiu do tanque onde estava o animal e perguntou: ‘Quem me disse para sair?’ Nossas observações levaram-nos a concluir que o "fora" (Out, em inglês) repetido várias vezes veio da NOC, contam os pesquisadores.

O curioso é que golfinhos (a baleia beluga é uma parente do golfinho) e papagaios foram ensinados a imitar os padrões de fala humana, mas é raro um animal fazê-lo espontaneamente. Segundo os pesquisadores, a aprendizagem no caso de NOC foi realmente espontânea e o objetivo seria estabelecer contato com os cuidadores.

Com esse estudo, os pesquisadores da fundação esperam influenciar a maneira como os seres humanos pensam e se relacionam com os mamíferos marinhos, e de alguma forma demonstrar a importância da conservação dos oceanos. Habitante das águas frias em torno do círculo polar ártico, a beluga está na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, da IUCN, devido à caça intensa, especialmente no século passado.

Agora, veja o vídeo divulgado pela WWF para a Hora do Planeta 2013 ao som de David Guetta: