Mundo

Congresso argentino aprova expropriação da petroleira YPF

A norma promovida pelo governo foi aprovada com 207 votos a favor, 32 contra e 6 abstenções

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que tem reforçado o controle estatal na economia, irritou a Espanha e outros parceiros comerciais europeus (Cristina Arias/Getty Images)

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que tem reforçado o controle estatal na economia, irritou a Espanha e outros parceiros comerciais europeus (Cristina Arias/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2012 às 22h00.

Buenos Aires - A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na noite desta quinta-feira o projeto de lei que autoriza a expropriação da participação de 51 por cento da petroleira YPF que está nas mãos da petrolífera espanhola Repsol.

A norma promovida pelo governo foi aprovada com 207 votos a favor, 32 contra e 6 abstenções. O Senado já havia dado aprovação preliminar por ampla maioria no fim de abril.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que tem reforçado o controle estatal na economia, irritou a Espanha e outros parceiros comerciais europeus no mês passado quando revelou o plano de expropriação da YPF, a maior empresa de energia do país.

Mas a decisão de Cristina de devolver a YPF para as mãos do Estado após a sua privatização na década de 1990 foi aplaudida pelos argentinos, que culpam essas políticas de livre mercado por causar uma terrível crise econômica há uma década.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasEmpresas estataisIndústria do petróleoAmérica LatinaArgentinaGovernoRepsol YPF

Mais de Mundo

EUA nega exigência de US$ 1 bi para adesão ao Conselho da Paz de Trump

Trump considera María Corina Machado em transição da Venezuela

UE promete resposta 'firme' a ameaças de Trump sobre a Groenlândia

Após sucesso na Austrália, Reino Unido cogita banir redes sociais para menores