Mundo

Congresso americano tem menor aprovação em 20 anos

Apenas 14% dos entrevistados aprovam a atuação do Congresso, palco de disputas parlamentares entre republicanos e democratas

Apenas 3% dos americanos aprovam totalmente a atuação dos congressistas, o que representa o menor nível possível, levando em consideração a margem de erro de quatro pontos (Saul Loeb/AFP)

Apenas 3% dos americanos aprovam totalmente a atuação dos congressistas, o que representa o menor nível possível, levando em consideração a margem de erro de quatro pontos (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 10h22.

Washington - Após vários meses de disputas parlamentares entre republicanos e democratas, nunca tantos americanos tiveram uma opinião tão ruim do Congresso nas últimas duas décadas, revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

Apenas 14% dos entrevistados aprovam a atuação do Congresso, índice menor que nos períodos pré-eleitorais de 1994, 2006 e 2010, quando o partido que dominava a Câmara perdeu a maioria, de acordo com uma pesquisa Washington Post-ABC News.

Apenas 3% dos americanos aprovam totalmente a atuação dos congressistas, o que representa o menor nível possível, levando em consideração que a margem de erro é de quatro pontos.

Durante os últimos nove meses, as disputas foram muito duras entre os democratas, base do presidente Barack Obama e que controlam o Senado, e os opositores republicanos, que retomaram a maioria da Câmara de Representantes em 2010, nas eleições de meio de mandato.

A batalha parlamentar terminou em agosto, quando as divergências com a oposição republicana sobre um plano de redução do enorme déficit federal deixaram o país à beira da quebra, dando a oportunidade para agência de classificação Standard & Poor's reduzir, pela primeira vez na história, a nota da dívida soberana dos Estados Unidos, em outros tempos considerada intocável.

A pesquisa mostra ainda que 49% da opinião pública apoia as novas medidas de Obama para favorecer a criação de empregos, contra 34% contrários.

Acompanhe tudo sobre:CongressoEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia