Mundo

Condenado à morte soldado que matou 5 militares franceses

''Abdul Saboor foi condenado à morte por um tribunal militar, mas ainda pode apelar da sentença'', explicou Azimi

Afeganistão: O soldado, que também feriu outros 15 militares franceses, foi rendido antes que pudesse fugir (Behrouz Mehri/AFP)

Afeganistão: O soldado, que também feriu outros 15 militares franceses, foi rendido antes que pudesse fugir (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 20h50.

Cabul .- Uma corte militar afegã condenou à morte nesta terça-feira o soldado afegão que matou cinco militares franceses na província de Kapisa em janeiro, confirmou à Agência Efe o porta-voz do Ministério da Defesa do Afeganistão, Zahir Azimi.

''Abdul Saboor foi condenado à morte por um tribunal militar, mas ainda pode apelar da sentença'', explicou Azimi à Efe.

Em 20 de janeiro, Saboor assassinou a tiros quatro soldados franceses e feriu gravemente um quinto, que faleceu posteriormente durante um treinamento no interior da base de Gwam, indicaram na época fontes do Governo francês.

O soldado, que também feriu outros 15 militares franceses, foi rendido antes que pudesse fugir.

Esta ação levou a França a suspender suas operações de ajuda ao combate no Afeganistão e a decidir antecipar a retirada de suas tropas.

Segundo dados do portal independente icasualties.org, em 2012 já morreram no Afeganistão 242 soldados das tropas internacionais, que se encontram em um pleno processo de retirada que deve ser concluído em 2014. 

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaJustiçaOriente Médio

Mais de Mundo

Serviço Secreto dos EUA descobre plano do Irã para assassinar Trump, diz CNN; segurança é reforçada

Homem é morto a tiros por policial perto da Convenção Republicana

'Mal posso esperar para o 2º debate contra Biden', diz estrategista de Trump

Participantes do comício de Trump avistaram atirador quase 2 minutos antes dos disparos

Mais na Exame