Mundo

Companhias aéreas suspeitas de formação de cartel

Empresas são investigadas por fixar o preço das tarifas e da sobretaxa de combustíveis em vôos com origem ou destino no Reino Unido

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Órgãos do Reino Unido e dos Estados Unidos estão investigando uma suposta de formação de cartel por companhias aéreas. As empresas são suspeitas de fixar o valor das tarifas de passageiros e da sobretaxa de combustíveis (incluída no valor da passagem) em vôos de longa distância com origem ou destino no Reino Unido.

Em um breve comunicado nesta quinta-feira, a British Airways (BA) afirmou estar colaborando com as investigações do Office of Fair Trading (organismo que supervisiona a lealdade nas transações comerciais na Grã-Bretanha) e do Departamento de Justiça Americano. Outras três companhias - Virgin Atlantic, American Airlines e United Airlines - também disseram estar cooperando com o trabalho.

O diretor comercial da BA, Martin George, e o diretor de comunicações, Iain Burns, receberam licença durante a investigação. "Sabemos da investigação e estamos colaborando com o trabalho", disse o diretor de comunicações da Virgin, Paul Charles, sem confirmar, no entanto, se a empresa é uma das investigadas.

A American Airlines afirmou em um comunicado que "recebeu uma intimação relacionada a uma investigação do governo sobre suposta formação de preços na indústria de aviação comercial. A companhia foi informada de que não é alvo da investigação." A United Airlines disse que também foi intimada e está cooperando com as autoridades. Um porta-voz da empresa não quis comentar se a United Airlines estava ou não entre as empresas investigadas.

Diversas outras companhias afirmaram não estarem entre as suspeitas. Entre elas, KLM, Ryanair, Continental, Lufthansa, SAS e outras. Na Bolsa de Valores de Londres, as ações da BA caíram 4,9%.

Segundo o organismo britânico que participa da investigação, o trabalho "está em um estágio inicial, no qual não é possível ainda fazer suposições sobre se houve ou não quebra da lei de competição". Caso uma empresa seja considerada culpada de formação de cartel, está sujeita a multa de 10% sobre suas vendas mundiais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame