Comitê Nobel homenageia Nelson Mandela

O Comitê Nobel norueguês lamentou a morte de Nelson Mandela, que é considerado um dos maiores nomes na longa história do Prêmio Nobel da Paz

Copenhague - O Comitê Nobel norueguês lamentou nesta sexta-feira a morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que é considerado "um dos maiores nomes na longa história do Prêmio Nobel da Paz".

Em 1993, Mandela compartilhou o prêmio, que todos os anos é outorgado pelo Comitê Nobel norueguês, com o último presidente do "apartheid", Frederick de Klerk, por contribuir com o fim do regime racista.

Em comunicado divulgado hoje, o organismo mostrou sua "profunda gratidão" a Mandela, que morreu na quinta-feira aos 95 anos, por sua "histórica contribuição à realização dos elevados ideais da vontade de Alfred Nobel".

"Ambos mostraram grande integridade pessoal e coragem política elegendo o caminho da negociação e da reconciliação. A maior parte do crédito é sem dúvida para Nelson Mandela, que após 27 anos na prisão decidiu se concentrar nas possibilidades do futuro ao invés dos horrores do passado", destacou o comitê em comunicado.

Em sua qualidade de presidente da "nova África do Sul, Mandela "mostrou o caminho para os direitos humanos e a democracia, apelando a várias gerações de todo o mundo".

"Seu trabalho apresenta uma mensagem também hoje em dia a todos aos que têm responsabilidade em conflitos aparentemente sem solução: inclusive os conflitos mais amargos podem ser solucionados por meios pacíficos", ressaltou o comunicado.

O Centro do Nobel da Paz em Oslo habilitou uma sala para que que os que desejem possam expressar por escrito suas condolências pela morte de Mandela. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.