Mundo

Comissão europeia aprova auxílio de 800 milhões de euros para Grécia

A aprovação ocorreu sob o Quadro Temporário de Crise relativo aos auxílios estatais, adotado pela Comissão em 23 de março de 2022

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala durante o Fórum de Democracia de Atenas (ANGELOS TZORTZINIS/Getty Images)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala durante o Fórum de Democracia de Atenas (ANGELOS TZORTZINIS/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de outubro de 2022 às 15h40.

Última atualização em 3 de outubro de 2022 às 15h41.

Com o contexto da Guerra da Ucrânia, a Comissão Europeia aprovou um plano grego de 800 milhões de euros que irá apoiar consumidores de eletricidade não domésticos e que deverá permitir que a Grécia apoie empresas afetadas. A aprovação ocorreu sob o Quadro Temporário de Crise relativo aos auxílios estatais, adotado pela Comissão em 23 de março de 2022 e alterado em 20 de julho de 2022. As informações são da própria Comissão Europeia.

A proposta é ajudar os pequenos consumidores que não conseguem acompanhar os aumentos nos preços da eletricidade causados pela crise geopolítica. A medida deverá atender consumidores que: 1) tenham um contrato de tarifa variável de fornecimento de eletricidade e cujo fornecimento de energia não seja superior a 35 quilovoltamperes (kVA); 2) operem como padarias; ou 3) tenham tarifa agrícola. A medida abrangerá até 2 mil kWh de consumo por mês.

Leia também: UE chega a acordo para medidas na crise de energia

Ainda, o auxílio não deverá exceder 62 mil euros por empresa ativa na produção primária de produtos agrícolas, 75 mil euros por empresa ativa nos setores de pesca e aquicultura e 500 mil euros por empresa ativa em todos os outros setores. Por fim, o auxílio será concedido até 31 de dezembro de 2022.

O Quadro Temporário de Crise dos auxílios estatais garante que os Estados-Membros da União Europeia utilizem da flexibilidade para apoiar a economia no contexto da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Em julho de 2022, ele foi alterado para complementar o "Pacote de Preparação para o Inverno", em consonância com os objetivos do Plano REPowerEU.

Veja também: 

Conheça a jornalista que criticou a Rússia ao vivo e agora é procurada no país

Anexação à Rússia: Ucrânia avança em duas províncias e pode retomar Kherson

Acompanhe tudo sobre:EnergiaGásGréciaRússiaUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips