Mundo

Com presidente do Peru, Trump diz que tem problema com Venezuela

O presidente Donald Trump disse que o Peru é um "fantástico vizinho" e descreveu o Kuczynski como um "homem muito especial"

Kuczynski e Trump: "Temos um problema com a Venezuela, o que eles estão fazendo é muito ruim", disse Trump em entrevista no Salão Oval (Yuri Gripas/Reuters)

Kuczynski e Trump: "Temos um problema com a Venezuela, o que eles estão fazendo é muito ruim", disse Trump em entrevista no Salão Oval (Yuri Gripas/Reuters)

E

EFE

Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 19h15.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que tem um "grande problema" com a Venezuela durante uma reunião com o presidente do Peru, Pedro Paublo Kuczynksi, o primeiro líder da América Latina a visitar Washington desde que o republicano assumiu o poder.

"Temos um problema com a Venezuela, o que eles estão fazendo é muito ruim", disse Trump em entrevista no Salão Oval.

Perguntado pela Agência Efe se conversaria com Trump sobre o pedido do Peru para que os EUA extraditem o ex-presidente peruano Alejandro Toledo, Kuczynski desconversou. "Pode ser que sim, pode ser que não", respondeu.

No breve encontro com jornalistas antes da reunião bilateral, Trump disse que o Peru é um "fantástico vizinho" e descreveu o Kuczynski como um "homem muito especial".

Na sequência, o republicano disse que o Peru irá comprar alguns veículos militares dos EUA.

"São grandes veículos. Acabo de vê-los. E os senhores estão os testando. Usem eles bem", afirmou o presidente dos EUA, sem dar mais detalhes sobre a negociação.

Kuczynski disse que está contente por estar em Washington e expressou "grande respeito" pelos EUA.

"A América Latina tem que crescer mais, e vamos falar sobre como fazer isso. Talvez você tenha algumas ideias", disse a Trump.

"Sim, tenho", respondeu o republicano, completando com a situação da Venezuela. "Temos um problema com a Venezuela, o que eles estão fazendo é muito ruim. Vamos falar de muitas coisas diferentes".

Os dois conversaram a sós por dez minutos. Depois, uma delegação peruana liderada pelo ministro das Relações Exteriores do Peru, Ricardo Luana, se uniu ao encontro.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)PeruVenezuela

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles