Mundo

Com indicação de Kamala, Biden mantém liderança sobre Trump

Pouca vantagem de Trump é apontada como consequência dos problemas da sua administração em conter a pandemia do coronavírus

Joe Biden e Kamala Harris: de acordo com a pesquisa incomendada pelo Washington Post e pela rede ABC, 53% dos eleitores preferem Biden e Kamala (/Carlos Barria/File Photo/Reuters)

Joe Biden e Kamala Harris: de acordo com a pesquisa incomendada pelo Washington Post e pela rede ABC, 53% dos eleitores preferem Biden e Kamala (/Carlos Barria/File Photo/Reuters)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 17 de agosto de 2020 às 13h47.

Última atualização em 17 de agosto de 2020 às 14h11.

A escolha da democrata Kamala Harris como sua companheira de chapa manteve o candidato à Casa Branca Joe Biden como o favorito nas eleições americanas deste ano.

A primeira pesquisa divulgada após o anúncio de Kamala aponta que os democratas mantém Biden em um patamar de pelo menos 10 pontos de vantagem contra Donald Trump, o atual presidente, do partido Republicano.

De acordo com a pesquisa incomendada pelo Washington Post e pela rede ABC, 53% dos eleitores preferem Biden e Kamala, contra 41% que preferem Donald Trump e seu vice, Mike Pence.

A perda de vantagem de Donald Trump é apontada por cientistas políticos e por analistas das pesquisas como consequência dos problemas da sua administração em conter a pandemia do novo coronavírus. Em março, antes do agravamento da doença, a diferença entre Biden e Trump era de dois pontos.

Os Estados Unidos são o país com o maior número de casos de covid-19 no mundo, com 5,4 milhões de pessoas infectadas.

Nesta segunda-feira, os democratas começaram iniciaram sua convenção, com um clima de otimismo cauteloso, de acordo com o jornal americano. A convenção vai oficializar a candidatura presidencial de Joe Biden, mas sem a tradicional festa para evitar aglomerações.

Apoio a Kamala Harris

A pesquisa também verificou o apoio dos americanos à escolha de Biden por Kamala Harris. A maioria dos americanos (54%) disse que apoia a escolha de Harris por Biden, embora as opiniões divirjam significativamente ao longo de linhas partidárias.

Entre os democratas, 86% aprovam a escolha de Harris, incluindo 64% que aprovam fortemente.

Entre os republicanos, 55% desaprovam, que inclui 46% que desaprovam fortemente. A maioria dos independentes 52% afirma que aprova, enquanto 29 por cento desaprova a decisão de Biden.

Senadora pela Califórnia, Kamala disputou as primárias do Partido Democrata e só não seguiu em frente por falta de recursos para continuar a campanha. Ela é conhecida pelo eleitorado americano, vem de uma família multirracial e defende questões caras a uma boa parte da população, como a reforma da polícia e o corte de impostos para famílias de classe média.

*Mais informações em intantes

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Joe BidenPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Parlamento israelense aprova lei para deportar parentes de agressores árabes para Gaza

Principal assessor de Scholz assumirá Finanças após expulsão dos liberais de coalizão alemã

Rússia ataca a capital Kiev e Odessa com dezenas de drones

Crise dentro da coalizão de Olaf Scholz pode adiantar eleições na Alemanha