Bolívia contrata maior avião tanque do mundo para combater incêndios
Aaeronave Boeing 747 SuperTanker irá ajudar a Bolívia a combater incêndios que já queimaram mais de 650 mil hectares de floresta tropical
Reuters
Publicado em 22 de agosto de 2019 às 21h20.
Última atualização em 23 de agosto de 2019 às 14h32.
Bolívia — Bombeiros da Bolívia ainda combatem os incêndios florestais que já queimaram mais de 650 mil hectares de floresta tropical, disseram autoridades nesta quinta-feira, 22.
O presidente Evo Morales disse que esperava a chegada do avião Boeing 747 SuperTanker, o maior avião tanque do planeta, para combater os incêndios. Imagens de aviões militares mostravam vastos trechos de floresta tropical da Amazônia perto das fronteiras da Bolívia com o Paraguai e o Brasil.
"Acreditamos que com este avião, conseguiremos extinguir o incêndio", disse o Ministro da Defesa da Bolívia, Javier Zavaleta. Morales publicou no Twitter que o avião estava a caminho e incluiu um link para o radar de vôos que mostrava o SuperTanker vindo de Sacramento, nos EUA.
Incêndios florestais na Bolívia
Milhares de focos de incêndios florestais estão queimando a maior floresta tropical do mundo. Os incêndios dobraram neste ano se comparados com o mesmo período em 2018.
Embora os incêndios tenham ocorrência frequente durante a temporada da seca, ambientalistas culpam o aumento expressivo de queimadas florestais causadas por fazendeiros para produzir terra para pastagem.
Autoridades na Bolívia dizem que ainda querem determinar a causa dos incêndios. Parlamentares locais na província de Santa Cruz culpam fazendeiros e pediram uma investigação do governo federal.