Exame Logo

Com contraofensiva em dificuldade, Zelensky substitui ministro da Defesa da Ucrânia

Presidente citou 'nova abordagem' no Ministério, além de 'outras formas de interação tanto com os militares como com a sociedade'

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky (AFP/AFP)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de setembro de 2023 às 17h41.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, demitiu o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, neste domingo e pediu "uma nova abordagem" no Ministério, um ano e meio após o início da invasão russa.

— Decidi substituir o ministro da Defesa da Ucrânia — disse Zelensky no seu discurso diário. — Oleksiy Reznikov passou por mais de 550 dias de guerra em grande escala. Penso que o Ministério precisa de uma nova abordagem e de outras formas de interação tanto com os militares como com a sociedade em geral.

Veja também

Reznikov, 56, assumiu o cargo três meses antes da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 e liderou negociações para equipar suas forças com armamento moderno dos aliados.

A demissão ocorre no meio da contraofensiva lançada por Kiev em junho para libertar as áreas ocupadas do Leste e do Sul do seu território. Surge também num momento em que as autoridades intensificam a sua luta contra a corrupção, a pedido da União Europeia (UE).

Zelensky nomeou Rustem Umerov como o novo chefe da pasta de Defesa.

— Agora Rustem Umerov deve ser o chefe do Ministério — disse o presidente ucraniano. — Espero que o Parlamento apoie este candidato.

Umerov é tártaro, um grupo étnico da Península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, e dirige o Fundo de Propriedade do Estado desde o ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Ucrânia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame