Mundo

Colômbia e Farc concluem rodada de negociações pela paz

O objetivo é buscar o consenso para o fim de quase meio século de confitos armados na região


	Soldados colombianos durante operação contra as Farc: os negociadores tentam fechar uma proposta para a questão agrícola
 (Luis Robayo/AFP)

Soldados colombianos durante operação contra as Farc: os negociadores tentam fechar uma proposta para a questão agrícola (Luis Robayo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2013 às 11h07.

Brasília – Representantes do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) devem concluir hoje (1º) a quinta rodada de negociações de paz, em Havana, Cuba. O objetivo é buscar o consenso para o fim de quase meio século de confitos armados na região. As negociações são mediadas por autoridades de Cuba, do Chile, da Venezuela e Noruega.

Os negociadores tentam fechar uma proposta para a questão agrícola, baseada em medidas que atendam aos apelos de justiça social e reforma agrária. Nas reuniões anteriores, houve avanços sobre a participação de integrantes da sociedade nas negociações, apresentando sugestões, assim como consulta a especialistas.

Também está em discussão a reintegração dos guerrilheiros à vida civil, o desenvolvimento rural, as garantias de participação da oposição, o fim do conflito armado, o combate ao narcotráfico, a segurança aos direitos das vítimas e a realização de julgamentos dos envolvidos em assassinatos, sequestros e torturas. Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarc

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia