Mundo

Colecionador bate recorde e paga US$33 mi por diamante azul

Comprador de Hong Kong pagou 32,6 milhões de dólares por um diamante azul de quase 10 quilates em leilão realizado pela Sotheby’s em Nova York

cDiamante azul: olecionador de Hong Kong, que não foi identificado, derrotou seis outros concorrentes (Toby Melville/Reuters)

cDiamante azul: olecionador de Hong Kong, que não foi identificado, derrotou seis outros concorrentes (Toby Melville/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2014 às 13h48.

Xangai - Um comprador de Hong Kong pagou 32,6 milhões de dólares por um diamante azul de quase 10 quilates em leilão realizado pela Sotheby’s em Nova York, evidenciando a crescente demanda por essas pedras brilhantes por ricos colecionadores chineses. 

Um colecionador de Hong Kong, que não foi identificado, derrotou seis outros concorrentes e estabeleceu um novo preço por quilate já pago por qualquer diamante, disse a Sotheby’s em um comunicado nesta sexta-feira.

O preço foi cerca do dobro das estimativas antes do leilão.  A China, mercado de diamantes com crescimento mais rápido, está impulsionando a demanda global no setor, com gerações mais jovens de chineses escolhendo as pedras preciosas no lugar de peças de ouro para marcar noivados e votos matrimoniais.

As vendas de joias de diamantes na China cresceram 12 por cento anualmente de 2008 a 2013, de acordo com uma estimativa deste ano da revendedora De Beers. Esse é o segundo maior mercado, atrás apenas dos EUA, em um mercado de 79 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Hong KongLeilõesLuxoMetrópoles globais

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia