Mundo

COI suspende Kuweit por interferência do governo

O comitê suspendeu o Kuweit pela segunda vez em cinco anos por causa da interferência do governo no comitê olímpico do país


	Kuwait: "o Movimento Olímpico no Kuwait tem enfrentado uma série de questões para preservar a sua autonomia", afirmou o COI
 (Richard Ellis/Getty Images)

Kuwait: "o Movimento Olímpico no Kuwait tem enfrentado uma série de questões para preservar a sua autonomia", afirmou o COI (Richard Ellis/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2015 às 18h35.

Dubai - O Comitê Olímpico Internacional suspendeu o Kuwait pela segunda vez em cinco anos por causa da interferência do governo no comitê olímpico do país.

O COI disse nesta terça-feira que se reuniu com o governo e o Comitê Olímpico do Kuwait em 12 de outubro para resolver o problema sobre uma parte da legislação esportiva que foi vista como uma ameaça à autonomia do órgão olímpico, mas as negociações foram infrutíferas.

"O Movimento Olímpico no Kuwait tem enfrentado uma série de questões para preservar a sua autonomia, em particular devido à legislação esportiva recentemente alterada no Kuwait", afirmou o COI.

O COI disse ainda que foi estabelecido um prazo de 27 de outubro para a resolução da questão, mas como o governo do Kuwait não tomou qualquer medida, o COI efetuou a suspensão e isso significa que o país não pode participar de qualquer atividade relacionada às Olimpíadas, incluindo os Jogos, que serão realizados no Rio de Janeiro no ano que vem.

O Kuwait também foi suspenso em 2010 devido a uma disputa semelhante, mas foi reintegrado antes dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A federação de futebol do país também foi banida pela Fifa neste mês por causa da interferência do governo na gestão da Kuwait FA.

Acompanhe tudo sobre:EsportesKuwaitOlimpíadas

Mais de Mundo

Em evento tenso, Trump tenta se aproximar de eleitores negros em Chicago

Trump questiona identidade de Kamala Harris: ‘nem sabia que ela era negra’

Morte de chefe do Hamas é 'flagrante desrespeito' à integridade territorial do Irã, diz Itamaraty

Corpo de comandante do Hezbollah que orquestrou ataque ao Golã é achado após bombardeio israelense

Mais na Exame