CNOOC e TotalEnergies finalizam primeiro acordo usando iuane em comércio de gás natural
O negócio terá um conteúdo energético de 3,2 bilhões a 3,4 bilhões de unidades térmicas britânicas
Agência
Publicado em 28 de março de 2023 às 18h00.
Última atualização em 28 de março de 2023 às 18h12.
A China National Offshore Oil Corporation e a TotalEnergies da França completaram a primeira compra de gás natural liquefeito importado da China a ser liquidado em iuane chinês através da Shanghai Petroleum and Natural Gas Exchange.
O negócio terá um conteúdo energético de 3,2 bilhões a 3,4 bilhões de unidades térmicas britânicas, e o gás natural liquefeito (GNL) vem dos Emirados Árabes Unidos, informou hoje o Shanghai Securities News. Não mencionou o valor da transação.
- Tarcísio passa bem após cirurgia e deve ter alta do hospital ainda hoje
- Nove empresas divulgam o balanço financeiro hoje; confira o calendário do 4º tri
- Chinesa CNPC cria primeiro centro conjunto de P&D de nova energia
- Yduqs prevê Ebitda ajustado até 20% maior no 1º tri, para R$ 480 milhões
- Fleury e Hermes Pardini recebem aprovação do Cade para combinação de negócios
- Unidade brasileira da CMOC anuncia projeto de nióbio e fósforo em conjunto com companhia chinesa
A primeira transação internacional de GNL liquidada em iuane é uma tentativa de promover preços em múltiplas moedas, liquidação e pagamento internacional, disse Guo Xu, presidente da SHPGX.
A bolsa lançou o comércio internacional de GNL em agosto de 2020 e continuará a desempenhar um papel de plataforma e a fortalecer a infraestrutura financeira para o negócio de liquidação internacional de iuane, disse Guo.
A SHPGX foi estabelecida em 2015 e o volume de gás natural negociado na bolsa atingiu 92,86 bilhões de metros cúbicos no ano passado.
Inovação
A CNOOC, o maior operador de campos de petróleo e gás offshore da China, está empenhada em inovar os modelos de preço e liquidação de recursos internacionais, segundo o gerente-geral adjunto Yu Jin.
A promoção da aquisição de recursos internacionais com base no acordo de iuane pode promover a globalização do comércio de energia e construir uma ecologia mais diversificada, observou ele.
Iuane como pagamento
Atualmente, o iuane da China é a quinta moeda de pagamento mais utilizada no mundo, e seu uso no comércio de divisas aumentou para uma participação no mercado global de 7%, o crescimento mais rápido entre as moedas nos últimos três anos.
A escala das importações de petróleo e gás da China também está crescendo. Em 2022, a China importou mais de 500 milhões de toneladas de petróleo bruto e mais de 100 milhões de toneladas de gás natural, incluindo 63,44 milhões de toneladas de GNL, e as fontes estão cada vez mais diversificadas.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: CNSTOCK